terça-feira, janeiro 20

Ponto Cego

ALGUÉM AÍ JÁ FOI ENGANADO?
Garanto que sim, especialmente se você é uma pessoa de caráter, honesta e com um coração bom. Isso mesmo, é o preço que pagamos por sermos honestos. Deixa eu explicar... nosso cérebro é capaz de absorver muitas informações, mas processa menos de um terço delas. Isso significa que registramos na nossa máquina pensante somente uma parte do que vemos e aprendemos. Além de registrarmos muito menos do que vemos, deixamos de registrar coisas, fatos, comportamentos com os quais nunca entramos em contato, obviamente.
Bem, isso significa que se você vem de uma família que ensinou a ser honesto, a ter caráter, ética, você não aprendeu a observar os comportamentos de quem não tem. Então os comportamentos anti-éticos, fraudulentos, traidores, desonestos são para você pontos que você não consegue sequer reconhecer, quem diria registrar. A esse fenômeno damos o nome de PONTO CEGO. Sabe aquele ponto no retrovisor do carro que você simplesmente não consegue enxergar o carro, caminhão ou qualquer coisa que venha atrás de você, muito embora o objeto seja real e esteja por lá? Pois é, nosso cérebro nos engana, e acabamos não vendo o que está na nossa frente.
Devemos sim ensinar nossas crianças a ter caráter, mas devemos também ensiná-los a enxergar os sinais que as pessoas emitem, seus comportamentos que podemos caracterizar como sinais de desonestidade, de mentira. Coisas como... mudanças repentinas de humor, de gostos, trocas de roupa e cuidados com a aparência excessivos, pequenos "deslizes" como uma conta não paga, um "esquecimento", etc. Enfim, são inúmeros os sinais, que podem estar escondendo uma pessoa fraudulenta. Vamos ensinar nossas crianças, assim elas terão no futuro menores possibilidades de serem traídas, enganadas.
BOA SEMANA!!!

Um comentário:

Luciana Rodrigues Vasconcellos disse...

Gostei muito do texto, acho que quem é honesto tende a não querer enxergar a desonestidade dos outros. Mas acho que em um momento as coisas ficam evidentes demais e ai vem à decepção. Mas ainda acho tão complicado perceber estes certos sinais que vc mencionou, porque, às vezes o que parece não é, ou será que estou sendo ingênua de novo. Mas acho ainda que devem ser um conjunto de indícios nunca um isoladamente. Por exemplo, esquecimentos, têm pessoas que são super desorganizadas e esquecidas, mas no são boas e no fim acabam cumprindo suas obrigações .