segunda-feira, fevereiro 16

Mentes Perigosas

Olá pessoal, respondendo ao comentário de Serpsico (e já pedindo desculpa pela demora, mas estive viajando com meus filhos!!) claro que reconhecer os sinais de quem tem uma mente perigosa, capaz de enganar a todos sem escrúpulos ou exame de consciência não é tarefa fácil, se assim o fosse estaríamos livres de gente assim.

Vejam bem, quando alguém tem consciência, ou melhor, quando alguém é do bem, não imagina que o outro possa enganar, mentir, forjar uma identidade para tirar proveito, pois quem tem consciência pensa no outro e na consequencia de seus atos. Por confiança, ingenuidade, ou por não aprendizado, acaba se deixando enganar.

Uma excelente dica de leitura é o livro da Médica Ana BEatriz Barbosa Silva, chamado "Mentes Perigosas: o psicopata mora ao lado". Na obra a Dra. Ana descreve os sinais que precisamos ter atenção quando nos deparamos com estranhos, tais como: superficialidade, egocentrismo e megalomania, ausência de sentimento de culpa, ausência de empatia, mentiras, trapaças, manipulação, pobreza de emoções. Segundo a autora são pessoas impulsivas, deficitárias no auto-controle e têm necessidade de excitação (procuram o limite das situações).

Vejam o Link http://www.youtube.com.br/anabeatrizbsilva


Uma frase da autora: ser consciente é ser capaz de AMAR!!!
E só é capaz de amar que sabe se colocar no lugar do outro.

Boa semana a todos que sabem amar! E desapareçam da minha vida os que não sabem!!!

6 comentários:

Anônimo disse...

Edla ótima indicação de leitura,completa e de fácil entendimento. Ler tal obra nos faz penceber, ou talvez dar mais atenção aos pontos cegos que nos rodeiam.

Ercy Soar disse...

Oi Edla, posso então te contar os MEUS problemas??? Ihh, minha amiga, nem queira saber!!! rs
Te encontrei lá no SerPsico, mundinho pequeno, ainda mais este, da blogosfera. A Luciana, de fato, mostra que tem tudo pra crescer muito profissionalmente, especialmente o que é mais importante: curiosidade, vontade de aprender, capacidade de dialogar com diferentes idéias.
O seu (agora o SEU) blog está muito legal, e vou explorá-lo com mais tempo. A questão dos transtornos de personalidade está muito atual. Transcrevo aqui um questionário desenvolvido pelo psiquiatra Yudofsky, para identificar personalidades perigosas. Se quiser mais informações, te passo depois. Bj.

SUSPEITANDO DE ALGO

1. Eu confio nesta pessoa?
2. Essa pessoa costuma levar a sério os seus compromissos?
3. Esse relacionamento me faz me sentir melhor comigo mesmo?
4. Essa pessoa tem a mesma consideração para com as minhas necessidades que tem para com as necessidades dela?
5. Essa pessoa é sensível e afetuosa para comigo?
6. Essa pessoa é honesta em relação a questões importantes do nosso relacionamento?
7. Essa é honesta e confiável em outros relacionamentos?
8. Eu (e meus filhos) me sinto sempre seguro com esta pessoa?
9. Essa pessoa respeita as regras e obedece as leis?
10. Outras pessoas que eu amo e em quem confio acreditam que esta pessoa seja boa para mim?

ALGO MAIS QUE UMA SUSPEITA

1. Essa pessoa insiste em se envolver em atividades impulsivas, desnecessariamente perigosas ou auto-destrutivas?
2. Essa pessoa nega que tenha um problema?
3. Ela recusa ajuda profissional para o seu problema?
4. Ela permanece sem fazer mudanças apesar de muitas tentativas de ajuda profissional?
5. É possível que no futuro esta pessoa venha a me agredir (ou a meus filhos)?
6. Essa pessoa se mantém envolvida em algum tipo de ato ilegal?

Luciana Rodrigues Vasconcellos disse...

Obrigada pela resposta e pela indicação do livro da Ana Beatriz Barbosa, sou fã dessa mulher, eu li o “Mentes inquietas” sobre o TDAH. Hoje em uma pesquisa na net encontrei a prevalência da psicopatia de acordo com o DSM-IV, 3% dos homens e 1% das mulheres são psicopatas, é uma probabilidade muito alta 1 a cada 25 pessoas são psicopatas. Podemos dizer que topamos com elas em nosso dia a dia, realmente temos que ficar espertos para fazê-las correrem das nossas vidas!

Unknown disse...

Oi Edla! Adorei seu blog. Ótimas indicações. Vou acatar tudo. :)
Também quero sugerir um livro: Criança também é gente, de Léa Lerner. É um livro muito antigo, minha sogra comprou quando estava grávida do primeiro filho, achei no fundo do baú dela, li e gostei. Outro livro que terminei de ler e achei Maravilhoso é o Vendedor de Sonhos de Agusto Cury. Como hoje estou inspirada para sugestões quero também indicar um Filme: O SOM DO CORAÇÃO. É LINDOOOOO. Tenho certeza que você vai adorar. Beijos. Aguardo mais sugestoes suas. rs

Josi Costa disse...

Oiiii também tenho um blog(Conte seus fatos), o fiz a menos de um mês e estou gostando muiitooo!!!só tenho dúvidas do que postar e como fazer para deixá-lo interessante dedcobri o seu essa semana e gostei!xau

Desejo's Lingerie disse...

Olá Dr°Edla! Bem, eu entrei no site da Dr° Ana Beatriz B Silva http://www.medicinadocomportamento.com.br/ e conhecendo um pouco mais de seus projetos pude verificar algumas informações sobre transtornos e em especial o TDA, e nos critérios de diagnósticos sugeridos para TDA em adultos a Dr° Ana sugere uma lista de cinquenta critérios e destes eu me enquadro em 46 deles, uma vez indo à um neurologista, este me disse rapidamente que eu possuia Transtorno de Déficit de Atenção, mas foi apenas isso e até hoje, a única coisa que eu faço é ler sobre o assunto, não tomo nenhuma medicação e, em função do seu conhecimento em Psicologia,venho aqui para lhe solicitar gentilmente a possibilidade de você me dizer que especialista devo procurar para orientar-me e poder ter mais controle sobre esse diagnóstico. Uma abraço e parabens pelo seu blogger. Tatiane Feijó - tatafeijo2712@gmail.com